Lilypie Second Birthday tickers

domingo, 29 de novembro de 2009

Andarilhos, sim ou não?



Desde sempre ouvi falar mal de andarilhos, que são perigosos, que atrasam o desenvolvimento, sendo assim, são ou não perigosos para as nossas crianças?

Sim, são um perigo e não promovem o desenvolvimento!!!


Segundo a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), os andarilhos são o artigo para crianças disponível no mercado que mais acidentes provoca. Seja porque caem de escadas ou porque batem com a cabeça ou a face em mesas, prateleiras ou outros móveis.
Também há acidentes com andarilhos em que as crianças caíram em piscinas e outras que embateram com adultos que transportavam alimentos quentes, tendo sofrido queimaduras.
Claro que a segurança é razão mais do que suficiente para não comprar e não aceitar andarilhos, bem como para alertar outros pais para os perigos a que o seu uso expõe as crianças. Mas há outra razão para afastar este «veículo» do seu bebé. É que ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, o andarilho atrasa a aquisição da marcha. Nenhum bebé começa a andar mais depressa por usar o andarilho. Pelo contrário, este atrasa esta aquisição pois não permite que o
bebé se mexa livremente, desenvolvendo o equilíbrio e os músculos das pernas.
A APSI deixa um conselho aos pais que ainda têm um andarilho lá em casa: deitem-no fora, mas destruam-no primeiro, de forma a que não constitua perigo para mais nenhum bebé.


http://www.mae.iol.pt/artigo.php?id=1043610&div_id=3645

5 comentários:

  1. Subscrevo, querida mamã, nunca compramos um andarilho para a Joana porque nunca vimos qualquer mais-valia no mesmo...
    Beijinhos, Sofia,Pedro e Joana

    ResponderEliminar
  2. Os meus 2 filhos andaram de andarilho, não vi que o seu uso atrasa-se a marcha. O mais novo começou a andar sozinho aos 9 meses e o mais velhinho pelos 14 ou 15 meses. Não tiveram acidentes por usarem o andarilho ou aranha como chamo. Há outros acidentes que as crianças tem e que não são provocados pelo andarilho, como tudo na vida há sempre algo que nos pode escapar e acontecer o acidente. Cair com o andarilho pelas escadas abaixo? Porque estas não deveriam ter uma cancela de protecção. As crianças devem sempre ser vigiadas e protegidas, mas também penso que exageram ao falarem isso tudo das aranhas, esta é a minha opinião pessoal.
    beijinhos,
    Ana e seus tesourinhos

    ResponderEliminar
  3. o meu fiho tem 6 meses tou em duvida se devo comprar um andarilho ou nao

    ResponderEliminar
  4. Pedro... não compre!! ainda hoje uma menina conhecida caiu das escadas abaixo com o andarilho...a sorte é que só virou já no fundo das mesmas. Também ponderei comprar para o meu filhote mas depois de tanto ler desisti e ele aos 11 meses ja andava sozinho. Esta criança do acidente tem 10 meses ainda nem sabe gatinhar ou como pôr-se em pé sozinha...

    Mais vale prevenir...

    ResponderEliminar
  5. Tambem sou mama...de dois filhotes. A mais velha ja tem quase 4 anos, andou aos 14 meses nao usou aranha...
    O mais novo tem quase 14 meses, e ainda nao anda. Não tem aranha, mas sinceramente ando a pensar comprar, pois penso que no caso dele o pode ajudar. ele nao se equilibra!
    Agora apesar de tanto pesquisar e ler...continuo a achar, que os acidentes ha sempre, com ou sem aranha!E ate os apontados por voces...pensem...a menina caiu numa escadas: entao a culpa é da aranha??é das escadas, a protecção das escadas onde estava???
    Se a menina não tivesse na aranha, nao caia na mesma??
    Continuo a achar esta questão um pouco absurda!
    Desculpem, mas é a minha opiniao!!

    ResponderEliminar