Desde sempre ouvi falar mal de andarilhos, que são perigosos, que atrasam o desenvolvimento, sendo assim, são ou não perigosos para as nossas crianças?
Sim, são um perigo e não promovem o desenvolvimento!!!
Segundo a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), os andarilhos são o artigo para crianças disponível no mercado que mais acidentes provoca. Seja porque caem de escadas ou porque batem com a cabeça ou a face em mesas, prateleiras ou outros móveis.
Também há acidentes com andarilhos em que as crianças caíram em piscinas e outras que embateram com adultos que transportavam alimentos quentes, tendo sofrido queimaduras.
Claro que a segurança é razão mais do que suficiente para não comprar e não aceitar andarilhos, bem como para alertar outros pais para os perigos a que o seu uso expõe as crianças. Mas há outra razão para afastar este «veículo» do seu bebé. É que ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, o andarilho atrasa a aquisição da marcha. Nenhum bebé começa a andar mais depressa por usar o andarilho. Pelo contrário, este atrasa esta aquisição pois não permite que o
bebé se mexa livremente, desenvolvendo o equilíbrio e os músculos das pernas.
A APSI deixa um conselho aos pais que ainda têm um andarilho lá em casa: deitem-no fora, mas destruam-no primeiro, de forma a que não constitua perigo para mais nenhum bebé.
http://www.mae.iol.pt/artigo.php?id=1043610
